Cadastro de Contatos


Para cadastrar um novo contato, é necessário acessar o menu Contatos, ir em Cadastro e clicar em Adicionar Contato

O formulário possui diversos campos, porém apenas aqueles que estão destacados em vermelho são obrigatórios. No caso, os campos de Nome e Sexo biológico.

Dados básicos e Pais

  • Nome: Nome completo do contato
  • Data de nascimento: Data de nascimento do contato. Seu preenchmento não é obrigatório. Porém, nas pesquisas e relatórios, ao filtrar por data de nascimento ou idade, o contato sem data de nascimento não aparecerá. Ao clicar no campo, abre-se um mini calendário, permitindo a escolha da data.
  • Ativo: Permite marcar um contato como ativo ou não. Ou seja, não é necessário excluir o contato, basta desativar.
  • Estado de nascimento
  • Cidade de nascimento: Exibe a lista de cidades do estado selecionado no campo anterior.
  • Sexo biológico: Masculino ou feminino
  • Gênero: Campo livre, caso o contato possua gênero específico
  • Nome social: Nome pelo qual pessoas transexuais, travestis ou outros preferem ser chamadas no dia a dia, ao invés de seu nome registrado em cartório, que não reflete a sua identidade de gênero. Diferente de apelido.
  • Apelido: Nome informal do contato.
  • Estado civil: Casado, solteiro, separado, viúvo ou divorciado
  • Tem filhos: Sim ou não
  • Quantos filhos: Caso o campo Tem filhos seja Sim, deve ser informada a quantidade de filhos.
  • Nome do pai
  • Nome da mãe

Redes sociais

  • Facebook: Link do perfil no Facebook.
  • Instagram: Link do perfil no Instagram.
  • Twitter: Link do perfil no Twitter.
  • Site: Link do site relacionado à pessoa ou empresa.

Documentos pessoais e Cadastros empresariais

  • Número do SUS: Número da carteirinha do SUS
  • CPF: Basta digitar os números, que automaticamente são colocados os sinais de pontuação. Ao salvar, o sistema verifica se o número é válido.
  • Título de eleitor
  • RG
  • Órgão expedidor: Órgão que expediu o RG. Dois exemplos são SJS e SSP.
  • Data de expedição: Do RG. Ao clicar no campo, abre-se um mini calendário, permitindo a escolha da data.
  • CNPJ: Basta digitar os números, que automaticamente são colocados os sinais de pontuação. Ao salvar, o sistema verifica se o número é válido.
  • Inscrição estadual
O porquê destes campos de cunho empresarial está na observação de cadastros de gabinetes, onde há muitas empresas cadastradas como contatos.

Ensino, profissão e pronomes

  • Nível de instrução: Ensino fundamental, médio ou superior, completo ou incompleto.
  • Profissão: Campo livre. Por exemplo, "Servidor Público Municipal"
  • Cargo/Função: Campo livre. Por exemplo, "Técnico em TI". O cargo ou função que for colocada aqui pode ser exibido nos envelopes ou etiquetas gerados naquele relatório.
  • Tipo de autoridade: Diversos tipos disponíveis, como Prefeito, Presidentes, Secretários e outros.
  • Pronome de tratamento: Possui uma lista completa de pronomes de tratamento, vinculados ao tipo de autoridade. Ao seleconar um tipo de autoridade, automaticamente são exibidos os pronomes que podem ser atribuídos à ele, e deve ser escolhido um deles. Há também pronomes especiais, como "Aos colegas", "À direção", "Aos funcionários", "Aos professores", assim como pronomes de caráter pessoal (Ao ou À) ou impessoal (Para):

Grupos e observações

  • Grupos: É possível escolher um ou mais grupos para o qual o contato deverá pertencer. Importante lembrar que não é possível criar um grupo aqui nesta tela - o grupo deverá ter sido previamente criado na tela de Grupos de contatos.
  • Observações: Campo livre. Sugerimos que relatos de visitas ou outras ocorrências sejam cadastradas como processos.
Após preencher os dados, basta clicar em Salvar. Caso algum dado tenha sido preenchido incorretamente, o formulário será recarregado e um alerta em vermelho, no alto, será exibido. O campo que estiver com problema será destacado em vermelho, e uma mensagem explicará qual o problema.

Após isto, o contato será salvo. Na tela, será possível, não apenas visualizar os dados cadastrados, como também Editar o contato, Excluir o contato, Adicionar um novo contato ou retornar a Lista de contatos.

Editar ou Excluir

Ao clicar em Editar, o SAAP abrirá o mesmo formulário, porém com os dados preenchidos, sendo possível sua alteração.

Ao clicar em Excluir, o SAAP perguntará se o usuário deseja mesmo excluir o contato. Basta clicar em Confirmar para excluir, ou Cancelar a exclusão.


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