Endereços
Após cadastrar um contato, é possível gerenciar os demais dados dele. O primeiro deles é o de Endereços. Basta clicar no menu da barra superior. Para adicionar um novo endereço, deve-se clicar em Adicionar Endereço.
O formulário possui diversos campos, porém apenas aqueles que estão destacados em vermelho são obrigatórios.
Tipo de endereço
- Tipo do endereço: Comercial, residencial ou profissional
- Principal: Endereço considerado como principal. Sim ou Não
- Contato: Endereço a ser usado para contato. Sim ou Não
O endereço de moradia seria o "endereço principal", porém o endereço de envio de correspondências é o "endereço de contato". O endereço de contato é o que é gerado nos envelopes ou etiquetas.
Lembre-se que apenas um dos endereços cadastrados pode ser definido como Principal, e apenas um deles pode ser de Contato. Isso significa que, se já houver um endereço marcado Sim para principal, ao adicionar um novo endereço também marcando Sim, o anterior passa a estar, automaticamente, como Não.
Dados do endereço
- Endereço: Completo, sem o número. Há um limite de 35 caracteres, a fim de não prejudicar a impressão de etiquetas.
- Número: Número do endereço. Se não tiver número, informar zero.
- Complemento: Limite de 10 caracteres.
- CEP: Basta digitar os números, que automaticamente são colocados os sinais de pontuação.
- Estado: Selecionado por padrão o estado da Casa Legislativa.
- Cidade: Exibe a lista de cidades do estado selecionado no campo anterior.
- Bairro: Exibe a lista de bairros do município selecionado no campo anterior.
- Distrito: Exibe a lista de distritos do município selecionado no campo anterior.
- Região municipal: Exibe a lista de regiões do município selecionado no campo anterior.
- Pontos de referência: Campo livre, informativo
- Observações: Campo livre.
Após isto, o endereço será salvo. Na tela, será possível, não apenas visualizar os endereços cadastrados, como também Editar o endereço, Excluir o endereço, Adicionar um novo endereço ou retornar a Lista de endereços desse contato.
Editar ou Excluir
Ao clicar em Editar, o SAAP abrirá o mesmo formulário, porém com os dados preenchidos, sendo possível sua alteração.Ao clicar em Excluir, o SAAP perguntará se o usuário deseja mesmo excluir o endereço. Basta clicar em Confirmar para excluir, ou Cancelar a exclusão.
Anterior | Índice | Próxima