Telefones


O segundo dado de um contato que pode ser gerenciado é o de Telefones. Basta clicar no menu da barra superior. Para adicionar um novo endereço, deve-se clicar em Adicionar Telefone.

O formulário possui diversos campos, porém apenas aqueles que estão destacados em vermelho são obrigatórios.

  • Telefone: Basta digitar os números, que automaticamente são colocados os sinais de pontuação.
  • Ramal
  • Tipo: Celular, comercial ou residencial
  • Operadora de telefonia
  • Possui WhatsApp? Sim ou não
  • Próprio? Se o telefone é de propriedade do contato ou se é de outra pessoa.
  • De quem é? Se o telefone for de outra pessoa (Próprio marcado como Não), pode-se escrever de quem é.
  • Principal: Telefone considerado como principal. Sim ou Não
  • Contato: Telefone a ser usado para contato. Sim ou Não
Para entender o que é o telefone principal e o telefone de contato, digamos que uma pessoa possua um determinado telefone, porém deseja que as ligações sejam recebidas em outro telefone. O telefone que ela possui seria o "telefone principal", porém o telefone para ligações é o "telefone de contato".

Lembre-se que apenas um dos telefones cadastrados pode ser definido como Principal, e apenas um deles pode ser de Contato. Isso significa que, se já houver um telefone marcado Sim para principal, ao adicionar um novo telefone também marcando Sim, o anterior passa a estar, automaticamente, como Não.

Após preencher os dados, basta clicar em Salvar. Caso algum dado tenha sido preenchido incorretamente, o formulário será recarregado e um alerta em vermelho, no alto, será exibido. O campo que estiver com problema será destacado em vermelho, e uma mensagem explicará qual o problema.

Após isto, o telefone será salvo. Na tela, será possível, não apenas visualizar os telefones cadastrados, como também Editar o telefone, Excluir o telefone, Adicionar um novo telefone ou retornar a Lista de telefones desse contato.

Editar ou Excluir

Ao clicar em Editar, o SAAP abrirá o mesmo formulário, porém com os dados preenchidos, sendo possível sua alteração.

Ao clicar em Excluir, o SAAP perguntará se o usuário deseja mesmo excluir o telefone. Basta clicar em Confirmar para excluir, ou Cancelar a exclusão.


Anterior | Índice | Próxima